Uma estratégia digital responde às questões fundamentais sobre a atuação de uma organização frente a determinado produto/serviço e como este trabalho será realizado. Um plano de estratégia digital coloca uma face pública no negócio, aumentando assim a capacidade de alcance e elevando o perfil público da empresa.
O termo “marketing digital” é definido como a promoção de marcas ou produtos e serviços usando várias formas de publicidade digital, como o site de uma marca, e-mail, otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), mídia social, dispositivos móveis, blogs, jogos, aplicativos e outras ferramentas de geração de leads. Para que qualquer empresa crie uma presença digital eficaz usando esses dispositivos, o primeiro passo é criar uma estratégia digital.
Design e Marketing alinhados: a chave para o sucesso
Um negócio sem uma estratégia clara registrada provavelmente irá falhar. As coisas ficam mais complicadas quando o proprietário de uma empresa tem uma boa estratégia de negócios, mas que não está alinhada com a presença digital da empresa. Quando isso acontece, você precisa da ajuda de um especialista em marketing digital.
Vamos a um caso hipotético, que será explorado mais a frente. Uma empresa tem um produto incrível e um modelo de negócios sólido. O atendimento ao cliente é o melhor do setor. Eles tem uma boa classificação no Google. Mas, de alguma forma, isso não se converte em vendas. Eles então começam a repensar suas decisões.
A reação natural a esse tipo de situação é investir mais dinheiro no aumento da presença digital da empresa. Eles criaram e recriaram seu site, passam horas incontáveis nas redes sociais tentando envolver seu público e conhece-los. Também escrevem uma postagem no blog por semana. Fazem investimentos consideráveis em otimização no mecanismos de pesquisa paga (SEO) e publicidade no Google. Parece que a lição de casa está feita, e essas ações levam os visitantes às suas portas digitais. Mas os visitantes não retornam.
Identificando o real problema
Você verificou suas taxas de rejeição recentemente? A empresa do exemplo acima não. E a taxa deles está acima de 80%, um sinal claro de problema. Isso significa que os visitantes do site não acharam o conteúdo útil ou relevante. Se você veicular publicidade online paga sem realmente entender o nicho do seu negócio, isso pode significar que seus anúncios representam incorretamente sua proposta de valor, ou estão atingindo as pessoas erradas.
Obviamente, existem muitas causas que levam a esse dilema. No entanto, se você acredita que seu produto e seu modelo de negócios são fortes, que tem um plano de negócios conciso e uma direção clara, você precisa procurar uma explicação em outro lugar.
Provavelmente, seus objetivos digitais e de negócios estão desalinhados – e uma estratégia digital vai lhe cair muito bem.
Esse desalinhamento pode acontecer devido a:
- Falta de objetivos digitais claros e mensuráveis e um roteiro que se alinha perfeitamente com seu modelo de negócios. Em outras palavras, seu site não reflete o que você realmente faz;
- Falta de estudo sobre o nicho do seu negócio e a concorrência digital e/ou não ter recursos para fazer esse tipo de pesquisa de marketing;
- Esperar que as pessoas tropecem em seu site. Isso não vai acontecer. Com bilhões de sites por aí, seus únicos visitantes serão spammers e bots;
- Não ter tempo para ficar por dentro das tendências digitais;
- Gasto excessivo de tempo experimentando, esperando que algo acabe dando certo sem embasamento;
- Seu site é focado em sua estrutura organizacional, e não nas necessidades de seus usuários;
- Seu site está para trás porque a tecnologia que você usa requer atualizações caras e despesas administrativas que você não pode arcar.
Uma equipe de produto tem mais sucesso quando os profissionais de marketing e design trabalham juntos, desde a concepção até a execução. Por isso, devemos sempre considerar o envolvimento dos profissionais de marketing no processo de estratégia de design para criar um produto de sucesso.
Como alinhar os setores de marketing e design?
Hoje em dia, se um novo produto decide entrar no mercado, deve ser tão bom que as pessoas mudem para ele. Deve ser adorável. O alinhamento entre design e marketing é fundamental para que isso aconteça.
Qualquer produto desenvolvido começa com o design estratégico e o marketing alinhados à história que queremos contar no lançamento. Os comerciantes e designers de produtos trabalham em conjunto para pesquisar e entender o problema dos clientes que será resolvido, definindo as principais propostas de valor que deixam os usuários felizes, construindo e lançando a solução para o mercado.
Ter essas duas equipes nas reuniões iniciais com o cliente, pesquisa e estágio de concepção, é a garantia de que estão todos na mesma página e trabalhando para os mesmos objetivos.
Começamos cada projeto com uma fase de descoberta que nos ajuda a nos concentrar em entender as necessidades e o contexto do usuário, assim como para encontrar insights profundos em vez de respostas rápidas.
Os insights são os motivos reais pelos quais uma pessoa toma uma decisão específica, e trabalhar com eles nos dá uma compreensão mais profunda do problema que estamos resolvendo.
No estágio de pesquisa, é importante que os profissionais de marketing e designers estejam envolvidos e tenham uma compreensão compartilhada dos insights. Esses insights podem e devem ser implementados no UX design, estratégia de marca e em todas as formas de comunicação de marca.
Conclusão
Muitas vezes, os profissionais dessas áreas negligenciam a conexão entre o design do produto e a estratégia da marca. Na realidade, a estratégia da marca pode ter uma influência extremamente reconfortante no design de um produto.
Um dos fatores determinantes do sucesso de uma empresa é a combinação de clareza e consistência da marca. Em termos de marketing, é crucial desenvolver uma proposta de valor clara que se alinhe com a identidade do produto e da marca.
No processo de design de produto, um dos objetivos de nossas equipes é “fundir” o produto e a marca para garantir que eles estejam realmente conectados. Precisamos assegurar que tanto a expressão da linguagem visual da marca (por meio de fonte, cor, ilustração) e aspectos mais amplos(marketing, publicidade, história da marca) sejam transmitidos ao produto de forma clara. Isso significa que a experiência durante a jornada do cliente, desde a visita ao site até a compra e uso do produto, seja coerente.
Para isso, criamos uma plataforma de marca. Nela fica sintetizada a estratégia de negócio, o propósito e o posicionamento do produto de uma empresa em uma promessa distinta informando tudo o que a marca representa. Trabalho que deve ser executado por uma equipe competente e constantemente em sintonia com os avanços mercadológicos.
Entre em contato e tire suas dúvidas sobre como fazer o seu negócio virtual crescer!