SEO para iniciantes

SEO significa: Search Engine Optimization. Em tradução livre, algo como Otimização para os Mecanismos de Busca.

Um serviço consistente de SEO vai botar em prática várias medidas, dentro e fora do site, pra que as páginas fiquem nas melhores posições no ranking do Google, Yahoo, Bing ou qualquer outro site de buscas. Nesse artigo vamos dar ênfase ao Google, que hoje é o maior site de buscas – e por isso merece nossa atenção especial.

Se você quer ser o primeiro resultado nas buscas, precisa investir em SEO.

Como o SEO funciona?

Pro Google conseguir exibir resultados de busca que sejam úteis e relevantes, ele usa os seus bots (que também podem ser chamados de crawlers, spiders, scutters ou indexadores automáticos).

Eles buscam informação, investigam e analisam cada uma das páginas na web e escolhem as melhores pra exibir nos resultados de cada busca, ou SERP (Search Engine Results Page).

 

seo-serps-google

O algoritmo do Google, que leva em consideração a relevância, popularidade do conteúdo e mais umas 200 outras variáveis, vem sendo aprimorado e hoje temos uma inteligência artificial que conseguiu a confiança dos usuários. As pessoas acreditam que o primeiro resultado sempre será o melhor pra eles e acabam desprezando os outros.

Pra nós do outro lado da moeda (blogueiros, escritores e administradores de site) o maior desafio é aparecer e ser clicado.

SEO on-page e off-page

 

Otimização on-page

É tudo que você pode fazer na sua página, no seu post ou artigo pros bots do Google analizarem seu conteúdo e avaliarem da melhor forma. Envolve uso de keywords, marcação no HTML, otimização de imagens, performance e outras técnicas.

Otimização off-page

Todos os fatores externos ao seu domínio que afetam a posição da sua página nos resultados de busca. Popularidade nas redes sociais, outros sites que têm links pro seu conteúdo, e por aí vai.

Resumindo

Saber sobre SEO e investir nisso é o que vai fazer sua página ficar em primeiro lugar e ser clicada. Ao produzir conteúdo você deve considerar a forma que os bots vão analisá-lo e isso é um grande diferencial pra qualquer negócio com suas bases na web.

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Ficaremos felizes em responder! E se você já aprendeu o que é SEO, o próximo passo é produzir seu conteúdo usando as melhores técnica para blogs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital Conheça melhor a Homem Máquina