Dicas para otimizar os fluxos de checkout da sua loja virtual

O checkout pode ser definido de maneira geral como o encerramento de um processo. No caso do e-commerce, o checkout se refere ao momento de finalização da compra, uma etapa muito importante para o processo de venda.

No e-commerce é mais fácil que um cliente abandone a compra antes de finalizá-la. Por isso, a equipe de vendas deve deixar os fluxos do checkout o mais rápido e prático possível, evitando que o cliente desista da compra antes de finalizar o processo. Com algumas dicas é possível otimizar esse fluxo e aumentar o número de vendas da empresa.

Boas práticas para otimizar o processo de checkout

  • Peça somente o necessário: o processo de checkout deve ser rápido e intuitivo para evitar que o cliente abandone o carrinho. Uma das formas de tornar o processo mais simples é diminuir o número de dados necessários para finalizar a compra, pedindo somente as informações que realmente são necessárias. Nada de fazer o cliente preencher uma folha de dados para só depois poder concluir a compra, ok?
  • Deixe as informações e valor do produto em destaque: é importante deixar as informações e, principalmente, o valor do produto o mais evidente possível. A informação deve ser passada de forma clara e especificando as condições de pagamento.
  • Faça um mapa da jornada de compras: ao fazer um mapa do processo de compra, o cliente pode visualizar o funcionamento do site, sendo útil tanto para as pessoas que já compram no seu site antes, quanto para as pessoas que estão iniciando sua jornada nas compras online. O mapa da jornada de compras é simples e rápido de ser feito, e pode auxiliar e muito o processo de compra da sua loja virtual.
  • Utilize uma plataforma responsiva (principalmente em dispositivos móveis): a maioria das compras realizadas no e-commerce são feitas através de um dispositivo móvel. Por isso, é muito importante que a plataforma utilizada para a venda seja responsiva,  proporcionando uma experiência otimizada e aumentando o fluxo de vendas.

Com essas quatro dicas já é possível melhorar o fluxo de checkout na sua loja virtual, mas a equipe de vendas deve se lembrar de algo muito importante: a jornada de compra no e-commerce não termina no checkout. Depois dessa etapa ainda há muito a ser feito para otimizar a experiência do cliente, aumentando o fluxo de vendas e até mesmo servindo para fidelizar esse cliente.

O que acontece após o checkout?

É muito comum que após uma compra o cliente queira receber o produto o mais rápido possível, e por isso a etapa de retirada ou entrega do produto deve entrar no mapa da jornada de compras.

Após o checkout vem o período pós venda, momento em que o negócio fica mais sujeito a receber reclamações e avaliações ruins. Quando o cliente identifica algo que o desagrada durante o processo de compra, ele tende a não finalizar o processo. No entanto, quando o cliente já realizou a compra e está esperando (e contando com) o recebimento do produto, é mais difícil que ele volte atrás.

Pesquisas realizadas na área do e-commerce mostraram que a etapa pós venda é uma das mais importantes para o e-commerce, sendo que os usuários relataram que a experiência seria melhor se tivessem algum tipo de controle sobre o processo de entrega do produto, como dia exato da entrega, e outras informações de rastreio.

Por isso, é importante que a empresa torne o processo de pós venda seguro e otimizado para o cliente, fornecendo códigos de rastreio e informando para o cliente em tempo real o progresso de sua entrega, como dados sobre quando o pedido foi despachado e saiu da transportadora. Essas informações simples podem melhorar a experiência do cliente, aumentando exponencialmente as chances de fidelização.

Dicas para melhorar a jornada pós compra

  • Forneça autonomia para os seus clientes: os clientes buscam por autonomia quando compram em um e-commerce. Ao fornecer autonomia para o cliente, ele sente que está no controle e, consequentemente, mais seguro em relação a compra. Essa autonomia pode ser dada de forma simples, como permitir que ele acompanhe em tempo real a entrega do produto. Diversos aplicativos de delivery de comida hoje dão essa autonomia, onde o usuário acompanha em tempo real o recebimento de seu produto.
  • Diminua a burocracia de serviços que podem ser simples: se o cliente deseja cancelar ou trocar o produto, torne esse processo o mais rápido e intuitivo possível, dando todo o suporte necessário para ele.
  • Utilize diversos canais para informar sobre o andamento do pedido: às vezes o cliente realiza a compra através do site, e não acompanha frequentemente o email, mas em contrapartida se mantém informado pelo WhatsApp. Oferecer para o cliente várias opções de comunicação facilita a interação com ele.

O processo de checkout e pós venda são determinantes na experiência do cliente, e ditam se o cliente vai voltar ou não a fechar negócio. Com essas dicas você pode otimizar seu e-commerce, mas para torná-lo ainda melhor é necessário poder contar com profissionais da área.

Se você deseja conhecer mais sobre como otimizar sua loja virtual, fala com a gente!

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