Reduza sua Taxa de Rejeição com Design e Simpatia

A Taxa de Rejeição é a métrica que pode ser lida como a capacidade que suas páginas têm de engajar seus visitantes. Veja nesse artigo como o design e a simpatia podem te ajudar reduzindo o número de pessoas que abandonam seu site antes mesmo de ver o que você tem a oferecer.

O que é a Taxa de Rejeição?

De acordo com o nosso querido Google, a Taxa de Rejeição, ou Bounce Rate, é a porcentagem dos visitantes que saem do seu site na mesma página em que entraram. Basicamente, são os usuários que chegaram ao seu site por algum meio, mas a página de entrada não deu motivos (usabilidade, design e conteúdo) para que ficassem por lá.

A taxa da rejeição é uma medida verdadeira do engajamento. Se ela é muito alta, significa que seus usuários não estão satisfeitos com alguma coisa, geralmente navegação ruim, mensagens de erro rudes, tipografia ilegível ou até mesmo as cores.

Vale lembrar que não existe uma taxa de rejeição ideal, não podemos dizer que 10% é a taxa ideal nem que 70% é uma taxa alarmante. A Taxa de Rejeição ideal é relativa ao propósito da sua página e o nicho do seu negócio.

Como medir a Taxa de Rejeição?

Você deve instalar o Google Analytics no seu site. Assim que instalado, você deve se certificar que todas as páginas internas do domínio estão integradas na mesma conta. Depois de instalado, você saberá qual é a sua Taxa de Rejeição e começará a sua busca incansável pela diminuição dela.

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Separamos 6 fatores que vão te ajudar nessa tarefa, eles são os maiores responsáveis que vão fazer as pessoas sentirem prazer ao usar seu site e tenham vontade de continuar navegando.

1. Interface intuitiva

O mais importante na hora de projetar uma interface é pensar nos sites ao qual seu público já é acostumado. Existem elementos principais em uma página que as pessoas esperam encontrar em lugares certos e já convencionais do seu nicho.

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A navegação principal deve ficar no topo, o logo da empresa no topo à esquerda (e ao ser clicado deve levar para a página inicial), a busca deve estar visível – perto dos ícones para as redes sociais – e por aí vai. Esses são exemplos de elementos de navegação em lugares previsíveis e fáceis de achar. Além disso, a navegação deve ser clara e objetiva. Os rótulos do menu devem ser fáceis de entender e as categorias devem ser bem divididas.

Um dos grandes vilões da Taxa de Rejeição são os formulários. Muita atenção aos formulários! Na hora de projetá-los, elimine campos desnecessários e torne tudo mais fácil e rápido. Se você precisa que seu usuário preencha muitas informações, divida o formulário em etapas e mostre algum indicador de progresso para não deixar seu visitante abandonar sua página.

2. Imagens relevantes e de alta qualidade

Os usuários sabem quando um site usa imagens de banco de dados. Se você usa fotos compradas, com pessoas sorrindo como se tudo fosse perfeito, você acaba passando uma imagem duvidosa.

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Você já deve ter visto essa moça loira em pelo menos 4 sites e uns 7 outdoors só nessa semana.

Criar conteúdo autêntico sempre é a melhor opção e no caso das imagens, contratar um fotógrafo para documentar o espaço, equipe e produtos próprios é o melhor investimento. Se não houver jeito, use as fotos de bancos de imagens, mas muito cuidado na hora de escolher.

Opte pelas imagens mais orgânicas e próximas da sua realidade. E depois disso, é indispensável tratar a imagem para que combine com as cores dos seu site. Assim você terá imagens muito mais relevantes e mostrará que se importa com quem visita suas páginas.

3. Cores convidativas

Esquemas de cores gritantes só não são mais chatos do que vídeo e áudio executados automaticamente quando abrimos uma página. Usar cores muito brilhantes, por exemplo,  é uma péssima escolha a menos que você esteja projetando para crianças. As cores evocam emoções e devem acompanhar os objetivos da sua marca e seu conteúdo.

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Uma dica é dar uma olhada nas cores já usadas por outros sites do mesmo nicho que o seu, principalmente os mais tradicionais. Eles certamente já testaram as cores e podem te dar dicas do que vai funcionar para fazer o engajamento decolar.

4. Tipografia legível

Seu conteúdo de texto deve ser lido rapidamente. Os títulos, subtítulos e parágrafos devem ser identificados facilmente e pra isso você deve ter a combinação perfeita de fonte, espaçamento, tamanhos e cores usadas. Evite fontes manuscritas em textos longos ou num tamanho muito pequeno. Nessas condições, ler fontes manuscritas é uma dificuldade – que ninguém precisa ter.

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Por último, prefira as WebFonts que já são arquivos de fonte formatados para a web e por isso diminuem o tempo de carregamento do site e são exibidas perfeitamente em todos os navegadores atuais.

5. Branding consistente

Todo site tem, ou deveria ter, várias plataformas de presença online. O próprio site, as redes sociais e apps mobile formam um império digital que precisa ser consistente e fornecer uma experiência única enquanto o usuário navega entre as plataformas.

Os elementos do layout, cores, tipografia e conteúdo formam o seu branding, que quanto mais bem feito, mais engaja as pessoas. Se as coisas estão desconexas ou bagunçadas, as pessoas simplesmente vão embora.

Imagine um site de um banco que tem uma página diferente da outra. Você confiaria nele para realizar transações importantes? Branding é coisa séria!

6. Feedback inteligente

Mantenha um diálogo com seus usuários dando feedbacks quando eles completam tarefas importantes. Diga quando eles têm sucesso em alguma ação e sinalize os erros sendo simpático e minimizando a frustração que eles podem causar.

O feedback pode ser por mensagens de texto ou hover effects, os efeitos de um elemento quando passamos o cursor por cima dele. Evite palavras com semântica negativa como ERRO, ERRADO, PROBLEMA e use microinterações para indicar ações disponíveis (affordances).

Tente dar os feedbacks mais naturais e humanos que você conseguir, mas na medida certa e sem insultar a inteligência dos seus usuários. Pode ter certeza que isso diminuirá sua Taxa de Rejeição.

Vai lá diminuir sua Taxa de Rejeição!

Dê atenção a todas essas áreas que falamos aqui. Se você tem um ecommerce, a Taxa de Rejeição alta significa que você está perdendo vendas. Se Você tem um blog, significa que as pessoas não estão lendo o que você gostaria. Se você tem uma landing page com a CTA de um formulário, significa que sua CTR poderia estar maior.

Evite ser chato. Essa é a maior dica! Seu usuário não pode ter distrações e deve se sentir confortável no seu site, como se fosse sua segunda casa.

Ah, e que tal ajudar a reduzir a Taxa de Rejeição desse nosso post lendo mais um? Você pode ver os mais recentes aqui :)

 

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