Entenda o que é, quais as vantagens desse workflow e como aplicar ele no dia a dia da sua equipe. Criar valor para o seu cliente é uma das partes fundamentais quando falamos em lançamento de produtos, campanhas e até mesmo serviços. Uma história consistente e que se conecte com o seu usuário pode ser a peça fundamental para o sucesso da sua mensagem.
O que é User Story Mapping?
O User Story Mapping é uma das técnicas que aplicamos quando criamos histórias para os nossos usuários. Usando o ponto de vista do cliente, a dinâmica é voltada para o usuário e para como vai ser a experiencia dele com o software desenvolvido.
Criada por Jeff Patton em 2010, ele diz que “pessoas contam histórias legais sobre funcionalidades que elas gostam. Se elas podem contar a história antes, por que não depois?”. Essas pequenas histórias podem ser chamadas de “client sides”, e servem para que nós conversemos melhor com a usabilidade daquilo que estamos desenvolvendo.
Resumidamente, o User Story Mapping é um exercício simples que pode ser conduzido em equipe que te ajuda a definir a jornada de usuário com o seu produto. Se existem gargalos e onde eles estão, quais são as necessidades que estão sendo supridas e se existe alguma demanda que ainda não foi dada a devida atenção.
User Story Mapping, Personas e Backlog são a mesma coisa?
Não! Embora tenham objetivos em comum e possam carregar informações que conversam entre si, o backlog é um grande compilado de informações prévias ao produto e as personas são usuários idealizados para cada tipo de produto a ser desenvolvido.
O User Story Mapping está muito mais ligado a metodologias e pode conter as informações levantadas por backlogs e personas, mas de uma forma muito mais ágil.
- O enfoque do user story maping é sempre o usuário, e não as tarefas por si só
Então, no lugar de se prender a backlogs extensos e pouco convidativos ou personas que não refletem a realidade das coisas, o User Story Mapping te ajuda a priorizar a visão do cliente de forma mais contextualizada e completa para os objetivos daquilo que você está desenvolvendo.
Como eu aplico o User Story Mapping?
A estrutura é simples: Visão -> Objetivos -> Atividades -> Tarefas -> User Story.
Você precisa se colocar no lugar de um usuário navegando o produto. A fórmula de Mike Cohn, co-fundador da Scrum Alliance, é uma das melhores para serem utilizadas:
“Como um [tipo de usuário], eu quero [um tipo específico de recurso] para que [uma demanda seja atendida]”; Ou seja, “eu, como consumidor de moda online, quero separar as peças por cor para que eu possa ver as blusas vermelhas disponíveis”.
E embora pareça simples, essa redução de necessidade, tarefa e objetivo é um processo complexo que envolve todo o time dentro da programação do aplicativo, então aqui vão algumas recomendações quando você começar a criar os seus User Story Mapping:
- Envolva o seu time de desenvolvedores e seus profissionais de design, UX e planejamento;
- Convide o seu cliente ou o ponto de contato principal que tenha um bom conhecimento do produto a ser desenvolvido;
- Para visualizar melhor, blocos autoadesivos, quadros brancos e mapas físicos são um começo melhor;
- Entenda que essa é uma técnica que pede dinâmica e movimentação das equipes, então não deixe de reservar uma sala para que a conversa tenha um fluxo melhor;
Os sete passos para criar um User Story Mapping consistente:
- Crie um quadro para a jornada, sempre pensando em: qual é o problema que queremos resolver?; Quem é o usuário?; e Por que isso está sendo criado?
- Defina uma base para a sua história. Ou seja, crie cada passo que o usuário terá que dar para cumprir o seu objetivo, mas de maneira resumida;
- Identificar as atividades de cada grupo, separadas por objetivos em comum para cada um deles;
- Divida as tarefas grandes em pequenas tarefas, transformando os passos da sua base (o passo 3, está lembrado?) em passos mais detalhados;
- Preencha os espaços em branco com um olhar cuidadoso no mapa que está construído até agora. Identifique as tarefas ou passos que estão faltando e comece a preenchê-los;
- Priorize as suas tarefas menores, mas sem perder a base delas de vista. Uma das nossas sugestões é separá-las em “Gostaria”, “Poderia” e “Deveria”.
- E, ao final de tudo, “junte” as tarefas que se repetem ao longo do mapa criado.
- Exemplificando com um pouco mais de clareza, o resultado final deveria ser algo semelhante a isto
Agora que você já sabe bastante sobre o User Story Mapping, é legal saber também que existem diversas ferramentas para te ajudar a desenvolver essa metodologia internamente com a sua equipe. As nossas favoritas você confere na lista abaixo:
- StoriesOnBoard – Ferramenta de user story mapping integrável com Trello e Jira para criar backlog.
- Templates do Figma – Templates de user story mapping produzidos pela ferramenta de prototipação Figma
- CardBoardit – Crie rapidamente seu mapa com interface de cards drag-and-drop.