UX + marketing: o match perfeito

Ao planejar e desenvolver um produto digital, é essencial trabalhar com a união do UX Design e do marketing. E se engana quem pensa que a experiência do usuário é importante apenas para designers. O comportamento do usuário é dinâmico, e o trabalho das equipes tanto de design quanto de marketing deve acompanhar essas mudanças. Ao longo do artigo vamos mostrar como o UX Design e o marketing são mais co-dependentes do que você poderia imaginar.

Antes de tudo, é preciso entender o que é o UX, UX Design e Marketing

O UX (conhecido como experiência do usuário) pode ser definido como o termo usado para se referir ao que uma pessoa sente ou experimenta ao interagir com um sistema ou aplicativo, pensando em questões de utilidade e eficiência do sistema.

Já o UX Design é o termo usado para se referir ao processo de criação de um design voltado para as expectativas do usuário, melhorando a interação entre pessoa e produto. O design baseado na experiência do usuário é criado com o objetivo de tornar experiências mais enriquecedoras, dinâmicas e interativas, melhorando também as taxas de conversão e fluxos da jornada do cliente.

O marketing por outro lado está focado em apresentar e atrair pessoas para o seu produto ou serviço finalizado, mostrando como ele pode atender às suas necessidades e ser útil em seu dia a dia.

Semelhanças entre o UX e o Marketing

Após analisar o UX Design e o marketing é possível notar algumas semelhanças nos dois trabalhos, como:

  • Ambos requerem um processo de pesquisa: tanto o UX Design quanto o marketing são planejados com base na experiência do usuário final. O marketing pesquisa e estuda as preferências do usuário final, e com base nos resultados dessa pesquisa o UX Design é projetado e desenvolvido.
  • A psicologia possui um papel proeminente em ambos: tanto no marketing quanto no UX Design, a psicologia possui um papel importante, pois é com base nela que são criadas as campanhas de marketing eficazes, e também com base nela o designer desenvolve produtos e serviços com foco nas necessidades do usuário.

Diferenças entre o UX e o Marketing

Mesmo com uma base similar e uma relação de criação, o design e o marketing possuem também grandes diferenças, como:

  • Conversão versus Experiência do usuário: o foco principal das campanhas de marketing é impulsionar as conversões, aumentando a receita da empresa. Já o UX Design tem como foco principal proporcionar para o usuário uma experiência atrativa, mas isso não significa que toda vez que o usuário acessar o site ele irá realizar uma compra e impulsionar as vendas da empresa. No entanto, mesmo com focos diferentes, um bom UX Design atua como um catalisador de marketing.
  • Tendências gerais versus Comportamento do usuário: enquanto o marketing tenta encontrar semelhanças entre o comportamento de seus usuários, o UX Design se concentra nas preferências individuais deles, se atentando a forma como realmente agem e não como respondem as pesquisas de marketing. Novamente, mesmo com focos diferentes o marketing e o design estão relacionados.

O que significa a união UX + Marketing?

A união entre UX e marketing representa uma ótima combinação para as vendas e para a empresa, pois:

  • Um bom UX Design garante o conhecimento das principais necessidades dos usuários, aumentando assim as taxas de conversão, melhorando a performance da empresa e colocando o seu negócio em destaque no mercado.
  • Um bom UX Design é capaz de agradar seus clientes, tornando-os defensores de seu produto ou serviço. Por exemplo, se a interface do aplicativo que você desenvolveu for interativa e com uma boa usabilidade, os usuários divulgarão seu produto mais facilmente, contribuindo para o marketing.
  • Muitas empresas erram ao focar apenas na conversão, sem dar a devida atenção a experiência do usuário com o produto. O seu produto também é uma ferramenta de marketing, pois um usuário feliz significa que o seu produto é comercializável, contribuindo com o processo de conversão indiretamente.

Como o profissional de marketing pode contribuir para o design

O profissional de marketing pode contribuir com o designer de diversas formas, como:

  • Definir a Buyer Persona: um produto tem como objetivo atrair determinado público. Sendo assim, os profissionais de marketing devem criar buyer personas (a persona do comprador) com base nos dados obtidos, entendendo melhor o cliente e suas necessidades.
  • Ajudar nos testes de usuário: é hora de testar o produto e obter feedbacks. Para os profissionais de marketing isso é necessário para que entendam o que os clientes gostam ou não e trabalhem de acordo esses gostos.
  • Mapas de jornada: os profissionais de marketing devem criar mapas da jornada com todos os pontos de contato que tiveram com o usuário, mantendo o controle das atividades que levaram à conversão do cliente. Esse mapa também é útil para que o designer possa desenvolver melhorias com base nas informações coletadas nele.

Um alinhamento correto entre marketing e UX aumentam o número de conversões, o número de vendas e consequentemente contribui para o sucesso do seu produto ou serviço (:

Conheça o trabalho da Homem Máquina.

Tradução livre do artigo “UX + Marketing: The Need of the Hour”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina