UX Writing: a importância do redator de UX

A boa comunicação é a peça-chave de todos os produtos – e isso também vale para os digitais. A função do redator de UX é uma das novidades que vem com o crescimento do UX design e a importância de interfaces mais humanizadas em projetos. Veja aqui como o UX writing pode elevar a experiência em seu produto.

O UX writer é um tipo de redator especializado em User Experience, esses profissionais são os responsáveis de adaptar os textos de produtos digitais, ajudando na tarefa de uma navegação mais bem resolvida e envolvente dentro de aplicativos, sites, etc.

Embora pareça que a tarefa de um redator de UX esteja limitada à micro textos, na verdade é ele quem está responsável por toda a linguagem da interface em si, se adaptando à forma como os clientes se comunicam e entendem as expressões, escolhendo o que cabe melhor com cada tipo de público e cada um dos objetivos do produto que está sendo trabalhado. 

Guia de Escrita e Fluxo de UX Writing

Ferramentas desenhadas especialmente para facilitar a vida desses profissionais, o Guia da Escrita e o Fluxo de Ux Writing são formas do redator de UX criar um padrão e sentido dentro de cada projeto. 

A redação de UX é uma parte indissociável do UX design. Imagem do UxPlanet

O Guia de Escrita serve para gerar consistência na comunicação e no relacionamento com o público. Muito semelhante ao tom de voz adotado pelos redatores convencionais, é essa ferramenta que vai servir de referência para tudo o que é escrito dentro de um projeto, assegurando consistência do seu início ao fim. 

Já o workflow de UX Writing aparece para que não exista “lorem ipsum” durante o fluxo de desenvolvimento do projeto. Com a tarefa de editar, revisar e validar tudo aquilo que os designer, desenvolvedores e gerentes de produto escrevem seguindo o Guia de Escrita mencionado acima. 

Dicas para UX Writing

Você é um redator publicitário ou copywriter querendo migrar para a área de UX? Aqui nós juntamos algumas das melhores dicas que pegamos ao longo da carreira para você.

Momento, meio e praticidade são as três palavras “de lei” a serem trabalhadas aqui, sempre cruzando as informações que navegam entre contexto, veículo e resolução de necessidade de um usuário, priorizando a empatia na hora de escrever. 

Pense na jornada do usuário para começar a escrever

Uma das maiores características de um bom redator de UX é saber pensar como um usuário, prevendo as suas necessidades e guiando ele para as melhores decisões. Os textos a serem trabalhados precisam conter as informações necessárias para que os usuários completem as suas tarefas, mas também têm que ser pensados já nas informações que esses usuários receberam para que não fiquem repetitivas, se tornando irrelevantes. 

Sistemas de design, como o Material Design, já oferecem orientações de UX writing.
Sistemas de design, como o Material Design, já oferecem orientações de UX writing.

Determine algumas perguntas-chave para o desenvolvimento do texto

“Quem estará acessando o site? Qual é o problema que estamos resolvendo? Como eu posso explicar isso de uma forma simples?”, são as perguntas que te ajudam a determinar o que você precisa cumprir em termos de abordagem. 

“De onde o meu usuário está vindo? Quantas informações já passaram por ele até aqui?”, são as perguntas que te ajudarão a determinar quais as melhores formas de encaixar o texto dentro da jornada desses usuários. 

Dê foco total para a praticidade, evitando frases longas e preferindo frases curtas

Uma linguagem consistente, concisa e clara é a forma ideal de se conversar com usuários online, aprendendo a manipular e adaptar informações para que eles se sintam contemplados e com os seus problemas resolvidos da forma mais fácil. 

O UX writing é uma junção das técnicas de redação convencionais com a preocupação de experiência, mais especificamente dentro de sistemas e produtos. Até em fases inciais de projeto pode se tornar um diferencial, quando define propósito de uso em wireframes e layouts e gera valor aos olhos dos stakeholders.

Precisa de ajuda para definir pontos de redação de UX em seu produto? Mande uma mensagem para nosso time de UX.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital Conheça melhor a Homem Máquina