Você sabe o que é um design responsivo? Conheça as novidades na área.

Você sabe o que é um design responsivo? Antigamente, quando as pessoas ouviam essa pergunta, logo pensavam em ferramentas para redimensionar um design próprio para celular para o tamanho ideal de desktop. No entanto, atualmente esse pensamento já está desatualizado, e o design responsivo vai muito além disso, levando em conta aspectos muito atuais, como a experiência do usuário. Leia esse artigo e conheça, também, as novidades na área.

Com a tecnologia cada vez mais avançada, hoje o design responsivo vai muito além de apenas uma adaptação de proporção de tela. A responsividade do design também leva em consideração outros elementos, como: cor da interface e novos recursos de browser, do sistema operacional e do CSS. Além disso, o design responsivo atualmente tem um foco também na experiência do usuário e em suas preferências, independente do tamanho da tela que este usuário usará.

Ao desenvolver um design responsivo, o design até pode usar informações globais e gerais que podem ser facilmente encontradas na janela de visualização, para usar como base para a definição do estilo dos componentes de seu design. No entanto, com essa forma de desenvolvimento ele não terá um estilo próprio, o que não funciona quando um sistema de design se baseia em um componente e não em uma página.

Cada vez mais as atualizações vêm tornando o design responsivo mais prático e com maior foco na experiência do usuário, o que melhora, consequentemente, sua usabilidade. Além disso, diversos outros pontos em um design também são melhorados quando a experiência e as preferências do usuário são levadas em consideração no processo de desenvolvimento do design responsivo.

É importante também ter em mente que um design responsivo é extremamente útil em nosso contexto atual, onde a maior parte das pessoas usa smartphones e tablets para acessar sites e outros serviços da internet. Assim, é indispensável pensar em um design responsivo que forneça uma experiência única e agradável, independente do tamanho da tela de visualização.

Além disso, ter um design responsivo também ajuda o seu site a ter um melhor posicionamento nos sites de busca, pois os designs que proporcionam uma melhor experiência para os usuários que usam aparelhos móveis possuem um melhor ranqueamento em comparação com os demais.

Aplicação do design responsivo nas preferências do usuário

Com o avanço das técnicas de design, o ecossistema está mudando muito rápido, trazendo melhorias para o design responsivo, por conta da evolução do CSS. Uma dessas melhorias é o uso de recursos de mídia baseados na experiência do usuário. Esses novos recursos permitem que a experiência da web seja alinhada com as preferências e necessidades específicas de cada usuário. Algumas das preferências que podem ser levadas em conta e sua aplicabilidade são:

  • Preferências do usuário em relação à velocidade dos movimentos realizados:

Há casos de usuários que optam por movimentos reduzidos em sua tela, podem apreciar uma tela de introdução menos chamativa, como por exemplo as telas com uma animação de virada de cartão. Nesse caso, com o movimento reduzido, é interessante que o designer projete páginas com movimento reduzido, para criar uma experiência de movimento aprimorado para aqueles com essas preferências.

  • Preferências do usuário em relação ao contraste:

Há usuários que optam por temas escuros, e nesse caso não basta apenas inverter as cores. Nesse sentido, pode ser necessário remover a saturação e equilibrar o contraste de cores em um fundo mais escuro para reduzir a vibração visual.

  • Preferências do usuário em relação à transparência e às cores invertidas:

O mesmo vale para a transparência. É necessário se atentar para as preferências do usuário em relação a forma de apresentação do design, para proporcionar a melhor experiência possível.

Além disso, também é possível pensar na adaptação do design responsivo ao tipo de conexão usada, como por exemplo a adaptação de um design para que ele possa ser carregado em conexões de internet móvel para as pessoas que não se encontram conectadas em redes Wi-Fi.

Micro e macro layout

A combinação entre Media Queries e Container Queries também promete impulsionar muito o design responsivo. Com essa dupla, as combinações de macro e micro layout se tornam ainda maiores e melhores. Juntamente com a experiência do usuário, os macro e micro layouts prometem tornar o design responsivo cada vez melhor e mais completo.

Como citamos anteriormente, muitas inovações estão acontecendo com o CSS. Uma delas é o Container Queries (contêineres responsivos). Esses contêineres permitem que um elemento dentro de um contêiner possa variar seu estilo para se ajustar ao tamanho proposto.

Antes, essa mudança que só era possível em casos de Media Queries através do viewports, permitia que o estilo dos componentes só poderia mudar de aspecto em um determinado tamanho de tela. Se o design quisesse ter mais cards com diferentes características em um mesmo viewport, era necessário criar mais variações do mesmo componente.

Atualmente, graças às constantes mudanças, não é mais necessário criar um novo componente para cada variação desejada. Isso pode ser feito de acordo com o tamanho, usando como base um mesmo componente.

Em tese, essa nova funcionalidade atua de forma similar a Media Queries, só que no lugar de se consultar o viewport e user agent, o que é consultado é o contêiner responsivo. As propriedades do componente derivado desse contêiner são definidas através do seu min-width e max-width.

Por muito tempo o design responsivo foi visto apenas como uma adequação do tamanho de tela. No entanto, cada vez mais ele se mostra como algo indispensável quando pensamos na experiência do usuário. Por ser algo em constante transformação, o design responsivo tende a ser cada vez melhor e cada vez mais direcionado na experiência do usuário, com base em suas preferências, necessidades e buscas.

É importante que quem deseja implementar o design responsivo se mantenha sempre por dentro das novidades dessa ferramenta, se atentando às principais inovações que esse design promete trazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina