3 tendências de Design de Interfaces para 2019

UX, CX, UI… O ano foi passando e as siglas para um design inteligente foram aumentando. O UI, User Interface, é um termo usado para designar o meio pelo qual o usuário vai interagir com seu site ou aplicativo. Em bom português, é a interface de usuário, e usamos para tudo aquilo que está visível para as pessoas em sua plataforma.

Seja o formato do menu, o layout de uma página de apresentação, a forma como as fotos aparecem em um aplicativo… Tudo com o que o usuário interage é da conta do UI. O UX – que já explicamos bastante como funciona e você pode ler mais sobre clicando aqui – é a área que se preocupa em promover uma boa experiência para o usuário, já o UI é a parte visível da plataforma, e vai focar mais na criação de um meio que proporcione essa interação da melhor forma para ampliar a experiência do usuário. UX e UI andam lado a lado, mas são áreas diferentes que precisam de profissionais específicos para o sucesso do projeto.

O UI é um dos pontos chaves na hora de construir plataformas com alta conversão e aderência, sendo ele o responsável por trazer à tona todos os esforços “invisíveis” da construção do UX e outras programações dentro de plataformas. Sites, aplicativos e interfaces que sejam user-friendly convertem melhor e conquistam mais pessoas não apenas por apresentarem uma boa funcionalidade, mas principalmente por conta da usabilidade.

E foi pensando em nos mantermos atualizados que separamos para você algumas tendências que temos acompanhado em termos de design e estética nos últimos anos, como novas funcionalidades que apareceram tímidas no mercado em 2018, mas que agora estão mostrando que vieram para ficar.

#1 Tipografia com storytelling:

Contar para encantar, e contar de uma forma bonita para engajar. A habilidade de contar boas histórias será um diferencial das empresas que querem se destacar no mercado, e o uso de tipografias, aliando com a construção de uma hierarquia visual interessante, será um fator determinante.

O Copywriting junto ao design de interface em sinergia com a história a ser contada serão os elementos que trarão muitos resultados positivos, seja por capturarem a atenção de seus usuários, seja por criarem conexões com a história contada.

via Nubank

#2 Transições e Motion com CSS:

Já muito populares em 2018, esses recursos visuais ganham ainda mais destaque em 2019, principalmente se pensarmos em micro-animações. Eles são formas de ajudar o usuário a identificar com o que interagir dentro da plataforma e capturam um sentimento positivo pela sua beleza e natureza lúdica.

Onboarding Flow por Sal for Weebly

#3 Cores, gradientes e efeitos sobrepostos:

Efeitos que mesclam cores, formatos e tipografia de forma elegante e natural, capturando mais atenção do usuário e agregando um maior interesse ao conteúdo. Essas técnicas demonstram cuidado em sua criação e trazem a possibilidade de trabalharmos com elementos de neuro programação a partir de cores e aplicação de técnicas da Gestalt.

Duotones, gradientes e um estilo de composição aberta. Via Bruno Pego

Temos também que trazer uma menção honrosa para as técnicas de 3D, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada, que estão há alguns anos rondando nas mais diversas plataformas e empresas e caminhando para tomar um espaço maior nos próximos 5 anos. Em 2016 parecia ser impossível em termos de acessibilidade e gráficos, mas hoje temos produtos e técnicas cada vez mais acessíveis para trazermos para dentro de negócios em expansão que se interessem em inovar suas interfaces.

A inovação é a mãe dos bons negócios e saber trazer novas formas de comunicar seus serviços, ideias e produtos para clientes é um dos jeitos mais certeiros de ganhar mais audiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital Conheça melhor a Homem Máquina